Turismo + Artesanato

 

Acredito que o momento que estamos mais suscetíveis a comprar artesanato é quando viajamos. Há aquela vontade de levar algo que te faça lembrar daqueles dias maravilhosos que se passaram. Uma peça artesanal feita pelas mãos das comunidades locais e que traduza as particularidades daquela cultura é perfeita. 

 

Para o turista conhecer a arte do local que está visitando é essencial haja espaços que apresentem essa arte para ele. As feiras de artesanato podem ser um deles desde que não se restrinjam ao artesanato souvenir (ler post anterior) e vendam manualidades feitas pelo povo, o chamado artesanato de tradição. Aquele que passou de geração em geração e que se tornou sinônimo da cultura local.


Em Maceió, visitei o Mercado de Artesanato na Levada um ótimo exemplo de espaço que traduz a essência da arte alagoana. Num passeio pelos corredores é bonito de se ver as rendas filés, as mantas e colchas feitas nos tear, as sandálias de couro, as bolsas, cestos e chapéus de palha, as tigelas de barro. Os vendedores alagoanos preservam a simpatia e gentileza do povo nordestino, a verdadeira receptividade brasileira. Conversando com uma vendedora super atenciosa, soube que os artesãos de diversas localidades vem até a feira para revender suas peças aos lojistas que os pagam semanalmente ou mensalmente pelas vendas. As grandes capitais têm o dever de reunir a arte de todo estado. Se são elas que concentram os grande fluxos de turistas, precisam reunir a diversidade da arte local.


Os menores preços são uma das vantagens do Mercado de Artesanato (Levada) frente as demais feirinhas da orla. Além é claro de se conhecer um autêntico espaço da cidade e não uma tendinha para turista ver. Para chegar a Levada conhecemos outro lado da cidade e saímos da pequena faixa Pajuçara – Jatiúca que reúne a maioria dos hotéis e restaurantes e os cartões postais da capital alagoana. Vale o passeio! 


Mercado de Artesanato

Parque Rio Branco, 31 – Levada – Maceió/AL

Segunda a Sábado das 7 as 18hs e Domingo das 8 as 12hs 


Há museus que também cumprem o papel de apresentar a arte/artesanato popular ao turista. Nessas férias visitei três deles o Museu Théo Brandão (Maceió/Alagoas), Espaço do Artesanato de Pernambuco (Bezerros/Pernambuco) e Museu do Barro (Caruaru/Pernambuco). Todos muito bem organizados e conservados e com entradas acessíveis (R$ 1 a R$ 2). Os dois primeiros, inclusive, com direito a visita guiada. Bárbaro! 


Museu Théo Brandão 

Avenida da Paz, 1490 – Maceió/AL

Terça a sexta-feira das 9 h as 17h e Sábado das 14h as 17h


Espaço do Artesanato de Pernambuco

BR 232 – km 107 – Bezerros/PE

Terça a sábado das 9h as 17h e Domingo das 9h as 13h

www.artesanato.pe.gov.br


Museu do Barro

Praça Coronel José de Vasconcelos, 100 – Caruaru/PE

Espaço Cultural Tancredo Neves, Bloco B

Terça a sábado 9h as 17h

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário